O então Ministro da Saúde, Sr. Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, foi um entusiasta e visionário fulcral. Para além das declarações explícitas de encorajamento durante a sua visita ao ULSGE, providenciou uma reunião com os responsáveis do projeto em 30 de abril de 2018, firmando o vínculo oficial do Ministério da Saúde a este projeto.
Nessa reunião estiveram presentes:
da UA – Prof. Doutor Manuel Assunção, Reitor e Prof. Doutor Manuel Santos, Diretor do IBIMED;
do ULSGE Prof. Doutor António Dias Alves, PCA, e Prof. Doutor Horácio Costa, Diretor do SFEI;
do ULS EDV - Dr. Miguel Paiva, PCA, e Dra. Elsa Soares, Diretora Clínica;
do ULS RA - Dr. Aurélio Rodrigues, PCA.
A comissão visitou a Casa-Museu Egas Moniz a 04 de junho de 2018, juntamente com o Presidente da Câmara de Estarreja, da altura, simbolizando a homenagem ao cientista, investigador, professor e prémio Nobel da Medicina.
Com a entrada da nova Reitoria da UA, em maio de 2018, o empenho na sustentabilidade da criação deste projeto continuou a ser majorado, especificamente pelo Prof. Doutor Paulo Jorge, Reitor, e Prof. Doutor Artur Silva, Vice-Reitor.
Também a tomada de posse do novo Conselho de Administração do ULSGE significou a continuidade positiva deste projeto, com análise e ponderações conjuntas com Dr. Rui Guimarães, PCA, Dra. Diana Mota, Diretora Clínica, Dr. Paulo Diz, Vogal, e Prof. Doutor Horácio Costa.
Nesta mesma linha, a tomada de posse da Dra. Margarida França como PCA do ULS RA alicerçou a sustentabilidade desta evolução.