EMHA

Reflexão sobre Educação Sexual com Perspetivas Além-Fronteiras

No dia 19 de novembro, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro recebeu o arranque do projeto de promoção da Literacia em Saúde Sexual dirigido a jovens e adolescentes.

Este projeto pretende contribuir para a redução do número de infeções sexualmente transmissíveis (IST), cuja incidência tem registado um aumento alarmante tanto em Portugal como no resto da Europa.

Promovido pelo EMHA, e da autoria de investigadores da UA e da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, o projeto conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento.

No workshop “Educação Sexual Além Fronteiras: vozes e experiências de estudantes e professores” participaram 40 alunos eprofessores do 8.º e 9.º anos, representando quatro países europeus: Portugal,Espanha, Alemanha e Lituânia. Os objetivos deste workshop foram:
• Partilhar e comparar experiências de educação sexual em diferentes países.
• Identificar lacunas, pontos fortes e influências culturais.
• Promover empatia, consciência e ideias para uma educação sexual inclusiva eeficaz.

Foi inspirador perceber como a Educação Sexual é abordadaem diferentes contextos culturais — em alguns casos desde cedo, noutros maistarde — e refletir sobre o desconforto que ainda existe em falar abertamentesobre o tema, reforçando a importância de o discutir.

Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.